Conhecida como “Rainha das Águas Minerais”, Paraíba do Sul é a mais antiga estância hidromineral do Estado do Rio de Janeiro e está situada na região Turística do Vale do Café, a 135 km da capital e faz parte do roteiro da Estrada Real com o caminho novo, que foi a alternativa ao Caminho do ouro que saia de Minas em direção ao Rio de Janeiro.
O Caminho novo surgiu de um contrato feito por Garcia Paes, prometendo abrir o “mais direto caminho que pode haver entre as minas e o mar”
Com um relevo predominantemente montanhoso, a cidade destaca-se muito por sua natureza. Porém, suas maiores atrações estão ligadas à religião e à história, devido ao seu acervo histórico exuberante.
Em 1681, Garcia Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, descobriu um remanso no rio Paraíba do Sul que possibilitaria o encurtamento do tráfego entre as Minas Gerais e o Porto do Rio de Janeiro em aproximadamente 15 dias.
Em 1683, Garcia instala no local a Fazenda Paraíba, abrindo roças e plantações que forneciam suprimentos aos viajantes e trabalhadores da abertura do caminho novo.
A padroeira da paragem foi escolhida: Nossa Senhora da Conceição da Virgem Maria, hoje São Pedro e São Paulo.
O caminho novo foi concluído em 1704.
Em 1711, pelos serviços prestados à coroa, Garcia recebeu a sesmaria e a carta foral.
Em 1719, Paraíba foi levada à condição de curato, e em 1756, a condição de freguesia.
Em 1871, Paraíba do Sul foi erguida a condição de vila, e por decreto foi acrescido ao nome o termo “do Sul”.
Em 1916 foi instalada a primeira Prefeitura.
A cidade também conta com o Museu Histórico de Tiradentes, praças e pontes históricas, Pontos de Artesanato, Manifestações Culturais, Vinícola, Alambiques e uma Estação Ferroviária
centenária, além de sua natureza exuberante.
O Museu Histórico de Tiradentes, no distrito de Inconfidência, também chamada de Sebollas, recebeu parte dos despojos mortais do mártir da Inconfidência e objetos pessoais. Tiradentes pregou seus ideais de liberdade em nossas aldeias e estradas.
Extensão territorial 580.803km²
Número de habitantes 44.518 (IBGE,2020)
Distritos: Paraíba do Sul, Inconfidência, Salutaris e Werneck