O Dia Mundial Sem Tabaco foi celebrado hoje (31). A Secretaria Municipal de Saúde instalou uma tenda na Praça Garcia,onde instruiu a população sobre os riscos do vício no tabaco, realizou entregas de panfletos informativos e efetuou as primeiras inscrições para o retorno aos trabalhos do grupo de apoio antitabagismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vício causa doenças que matam cerca de 8 milhões de pessoas por ano. O vício que antes era apenas o tabaco enrolado no papel, se reinventou e se apresenta de formas mais sedutoras: cigarros eletrônicos e com os mais diversos sabores, que convidam principalmente os mais jovens ao uso do fumo.
Visto o aumento vertiginoso dos adeptos ao tabagismo, a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, reativa o projeto de antitabagismo. Os pacientes que desejarem abandonar o vício e se inscreverem no programa receberão apoio por meio de conversas com a rede de apoio e orientação psicológica, além dos medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo, como a terapia de reposição de nicotina, os famosos ‘adesivos’.
Interessados devem procurar a UBS do seu bairro para deixar as informações de contato para inscrição.