Notícias

Educação 08/08/2022

Tem início o Transporte Universitário Gratuito em Paraíba do Sul

Começaram a circular no dia 08 de agosto os ônibus do Programa de Transporte Universitário Gratuito, para atender os estudantes Sul-Paraibanos, que necessitem de deslocamento diário ou cíclico para as aulas regulares nos municípios de Três Rios e Vassouras.

A iniciativa, que vem ao encontro do anseio intenso e antigo da população, visa incentivar a qualificação profissional dos munícipes, como o Valdemar Teixeira, estudante de Psicologia, na Universidade de Vassouras. “Foi importantíssima a conquista desse Transporte Universitário, porque facilita muito para todos os estudantes, principalmente aqueles que são beneficiados por um Programa do Governo e que tinham a dificuldade de transporte para outros municípios”, ressaltou.

A Estudante do Instituto Três Rios – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Vitória Pinheiro, também comentou sobre o benefício. “Estou achando super legal esse projeto, pois facilita a mobilidade dos alunos de Paraíba do Sul para estudar em outras cidades. Isso é muito importante para o público”.

Os municípios de Miguel Pereira e Valença também fazem parte do projeto, porém as inscrições para estas cidades foram indeferidas devido número de inscritos ter sido inferior a 10 (dez) estudantes, de acordo com o Art. 7º §1º do Decreto Nº 2.383/2022, publicado no Jornal Oficial da Transparência de Paraíba do Sul no dia 15 de julho de 2022.

Dois ônibus saem do centro da cidade, às 17h30m para as Universidades de Três Rios e Vassouras. O terceiro veículo sai também do centro em direção a Três Rios, às 18h15m, porém este passa pelas principais ruas dos Bairros onde residem os alunos, que já aguardam em pontos instalados nas mesmas.