O Governo Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 31 de agosto, a vacinação contra a COVID-19 para o público da faixa etária entre 12 e 17 anos, estão sendo contemplados os jovens com e sem comorbidades, além de puérperas e gestantes.
As vacinas para gestantes e puérperas, são administradas no Centro de Atenção Materno Infantil, em relação aos demais são imunizados nas Unidades Básicas de Saúde, conforme convocação prévia da equipe.
Conforme os estudos realizados com esse público, por conta da faixa etária, pode ser vacinado com uma vacina específica, da Pfizer. Sendo assim, todo controle é feito pelos profissionais da rede municipal de saúde, para garantir maior segurança durante a imunização desse grupo e auxiliar assim na cobertura vacinal contra a COVID-19.
É de extrema importância que além da primeira dose, haja adesão da população como um todo que as seguintes vacinas precisam de duas doses para completude do esquema vacinal, são elas, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.
Nesse caso, com maior parte dos sul-paraíbanos vacinados, a chance de haver casos mais graves do novo Coronavírus no município é menor, o que auxilia também no controle de transmissão dos casos.
Portanto as medidas de prevenção devem continuar sendo adotadas, sendo assim, use máscara, higienize as mãos corretamente e mantenha o distanciamento social.
https://www.facebook.com/prefeituraparaibadosul/posts/4499724316749464