Após 1 ano do programa suspenso, a Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul retorna com o funcionamento do Serviço de Atenção Domiciliar, por meio do Programa Melhor em Casa
O Programa atende pacientes em cuidados domiciliares pós alta hospitalar que possuam problemas de saúde, dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde; que necessitem de equipamentos e recursos de saúde; maior frequência de cuidado e acompanhamento contínuo (acamados).
A prestação da assistência acontece por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar (EMAD).
O acesso ao programa é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Os familiares dos pacientes que já eram cadastrados podem dirigir-se até o Centro Municipal de Reabilitação Física para mais informações sobre a continuidade dos serviços. Já os familiares daqueles que necessitam do atendimento e se adequam ao perfil do programa, podem procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro.
“Para nós, profissionais da saúde, resgatarmos um Programa de tanta importância é dar dignidade e acesso à Saúde para nossa população, em especial nossos acamados pós internação. Buscamos, a cada dia, que nossa equipe tenha o atendimento mais humanizado possível, visando a recuperação e bem estar de cada paciente” – completa o Secretário Municipal de Saúde.