As reuniões familiares nas festas de fim ano são uma tradição, mas no atual contexto da pandemia poderão representar riscos às pessoas caso não sejam respeitados os cuidados contra a Covid-19, afinal, a pandemia ainda não acabou. Este é o alerta que a Secretaria Municipal de Saúde faz a toda população sul-paraibana neste momento que nos aproximamos do Natal e do Réveillon.
A Prefeitura de Paraíba do Sul anunciou neste mês de dezembro o cancelamento das celebrações do Réveillon e do Carnaval de 2022, decisão que segue as determinações dos decretos municipais e as orientações da Secretaria de Saúde e dos principais órgãos de saúde do Estado e do país.
Esta importante decisão do Governo Municipal demonstra o compromisso na prevenção de grandes eventos que possam colocar em risco as pessoas, principalmente devido ao surgimento da variante ômicron, que possui maior transmissibilidade do vírus da Covid-19.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Vasconcelos, é muito importante que durantes as festividades, mesmo em reuniões familiares, que todos pratiquem as regras de ouro no combate à Covid-19 e também ao vírus da Gripe, doença que apresentou aumento no número de casos no mês de dezembro.
“Toda a equipe da saúde municipal está trabalhando intensamente para seguir reduzindo a transmissão da Covid-19 e do vírus Influenza em nossa cidade. Um relaxamento pode significar o retrocesso neste processo de contenção. Por isso, devemos respeitar as principais medidas protetivas e não realizar aglomerações, sempre utilizar a máscara e manter a higienização das mãos. O desrespeito às regras básicas poderá resultar no aumento do número de casos, ampliação da circulação da variante ômicron e, consequentemente, voltarmos a conviver com a superlotação dos leitos dos hospitais” – disse a secretária.
Aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a aplicação da segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. As doses de reforço são fundamentais para garantir a imunização da população, reduzindo a taxa de transmissão do vírus, o número de internações e impedir o aumento de óbitos.
Segundo a coordenadora de Setor de Imunização de Paraíba do Sul, Daniele Correa, as doses de reforço aumentam a proteção contra o vírus, principalmente nas pessoas com comorbidades ou idosos, grupos mais vulneráveis aos efeitos nocivos da Covid-19.
A coordenadora reforça que todos os grupos de diferentes faixas etárias que já receberam a primeira dose devem procurar a UBS mais próxima para tomar as duas doses de reforço.
“A segunda e a terceira dose da vacina contra a Covid-19 são inteiramente seguras, testadas e comprovadas pelos principais órgãos de saúde do país e do mundo. O grande erro é seguir acreditando em informações falsas que propagam que a vacinação não é necessária. As doses de reforço são fundamentais para que o organismo siga protegido, já que novas variantes continuam surgindo” – afirmou Daniele.
O cronograma atual de vacinação em Paraíba do Sul para a segunda dose inclui todas as pessoas acima de 12 anos, e para a terceira dose, todas as pessoas acima de 18 anos que tenham feito a segunda dose há pelo menos 4 meses, prerrogativa esta que segue o Programa Nacional de Imunização.
Além da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde segue realizando a aplicação da vacina contra a Gripe. Enquanto houver estoque da vacina no município, todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade podem se vacinar no Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 14h às 18h.
No último mês de dezembro, foi registrado um aumento no número de casos de Gripe em Paraíba do Sul, e a vacina contra a Influenza é a principal forma de se proteger contra a forma grave da doença.