Saúde 22/12/2021

Secretaria de Saúde faz alerta à população: cuidados contra a Covid-19 devem ser mantidos nas festas de fim de ano

As reuniões familiares nas festas de fim ano são uma tradição, mas no atual contexto da pandemia poderão representar riscos às pessoas caso não sejam respeitados os cuidados contra a Covid-19, afinal, a pandemia ainda não acabou. Este é o alerta que a Secretaria Municipal de Saúde faz a toda população sul-paraibana neste momento que nos aproximamos do Natal e do Réveillon.

A Prefeitura de Paraíba do Sul anunciou neste mês de dezembro o cancelamento das celebrações do Réveillon e do Carnaval de 2022, decisão que segue as determinações dos decretos municipais e as orientações da Secretaria de Saúde e dos principais órgãos de saúde do Estado e do país.

Esta importante decisão do Governo Municipal demonstra o compromisso na prevenção de grandes eventos que possam colocar em risco as pessoas, principalmente devido ao surgimento da variante ômicron, que possui maior transmissibilidade do vírus da Covid-19.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Vasconcelos, é muito importante que durantes as festividades, mesmo em reuniões familiares, que todos pratiquem as regras de ouro no combate à Covid-19 e também ao vírus da Gripe, doença que apresentou aumento no número de casos no mês de dezembro.

“Toda a equipe da saúde municipal está trabalhando intensamente para seguir reduzindo a transmissão da Covid-19 e do vírus Influenza em nossa cidade. Um relaxamento pode significar o retrocesso neste processo de contenção. Por isso, devemos respeitar as principais medidas protetivas e não realizar aglomerações, sempre utilizar a máscara e manter a higienização das mãos. O desrespeito às regras básicas poderá resultar no aumento do número de casos, ampliação da circulação da variante ômicron e, consequentemente, voltarmos a conviver com a superlotação dos leitos dos hospitais” – disse a secretária.

Aplicação das doses de reforço da vacina contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a aplicação da segunda e terceira dose da vacina contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. As doses de reforço são fundamentais para garantir a imunização da população, reduzindo a taxa de transmissão do vírus, o número de internações e impedir o aumento de óbitos.

Segundo a coordenadora de Setor de Imunização de Paraíba do Sul, Daniele Correa, as doses de reforço aumentam a proteção contra o vírus, principalmente nas pessoas com comorbidades ou idosos, grupos mais vulneráveis aos efeitos nocivos da Covid-19.

A coordenadora reforça que todos os grupos de diferentes faixas etárias que já receberam a primeira dose devem procurar a UBS mais próxima para tomar as duas doses de reforço.

“A segunda e a terceira dose da vacina contra a Covid-19 são inteiramente seguras, testadas e comprovadas pelos principais órgãos de saúde do país e do mundo. O grande erro é seguir acreditando em informações falsas que propagam que a vacinação não é necessária. As doses de reforço são fundamentais para que o organismo siga protegido, já que novas variantes continuam surgindo” – afirmou Daniele.

O cronograma atual de vacinação em Paraíba do Sul para a segunda dose inclui todas as pessoas acima de 12 anos, e para a terceira dose, todas as pessoas acima de 18 anos que tenham feito a segunda dose há pelo menos 4 meses, prerrogativa esta que segue o  Programa  Nacional de Imunização.

Além da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde segue realizando a aplicação da vacina contra a Gripe. Enquanto houver estoque da vacina no município, todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade podem se vacinar no Centro Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 14h às 18h.

No último mês de dezembro, foi registrado um aumento no número de casos de Gripe em Paraíba do Sul, e a vacina contra a Influenza é a principal forma de se proteger contra a forma grave da doença.