As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para todas as patologias, inclusive as relacionadas à saúde mental, para tanto existe uma rede integrada que acolhe essas demandas com o objetivo de direcionar o atendimento e acompanhamento desses casos.
Durante o processo de avaliação, o profissional irá analisar e posteriormente indicar onde o trabalho terá continuidade, caso seja preciso. Casos mais graves são encaminhados para as unidades dos CAPSs, casos moderados são encaminhados ao ambulatório e casos mais brandos podem receber o atendimento na própria UBS ou online, via chamada de vídeo.
Para a coordenadora do programa, Daniele Nazário, qualquer indício da necessidade de uma ajuda especializada é o suficiente para que a Unidade do bairro seja procurada.
“Sentimentos de angústia e ansiedade têm se tornado cada vez mais comuns durante o período de pandemia em que estamos vivendo. Ao sentir-se assim, recomendamos que procure sua unidade para que seja avaliado” – ressaltou a Coordenadora.
Outros serviços do Programa Municipal de Saúde Mental
Além desse atendimento, Paraíba do Sul tem em funcionamento a Residência Terapêutica que tem como objetivo reinserir no meio social pacientes que anteriormente estavam institucionalizados em clínicas. Conta também com o CAPS AD que realiza o tratamento e acompanhamento de pacientes dependentes de álcool e outras drogas, além de disponibilizar no Hospital Nossa Senhora da Piedade nove leitos que tem como objetivo estabilizar pacientes em crise.