Notícias

Saúde 06/04/2022

Programa Melhor em Casa realiza 545 atendimentos em seu primeiro ano de atividades

Melhor em Casa é uma modalidade de Atenção à Saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.

Constituída por dois médicos, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta o programa atende em domicílio moradores do município que necessitem de cuidados paliativos, acamados com alto grau de dependência e que necessitem de cuidados diários. Para isso é necessário que possuam cadastro definitivo na Unidade Básica de Saúde, que tenham a presença de um acompanhante identificador.

A inserção acontece através do médico da atenção básica ou da instituição em que o paciente estiver hospitalizado; posteriormente acontece a avaliação pela equipe do Programa Melhor em Casa.Caso aprovado, o paciente receberá a devida assistência até que tenha um grau de dependência menor. Esse paciente então receberá alta e será referenciado à atenção básica para dar continuidade ao acompanhamento.

“É um ótimo programa o Melhor em Casa. As profissionais são maravilhosas, muito atenciosas. Quando minha avó ficou doente, eu não sabia como fazer os curativos direito e elas me ensinaram com paciência. Todo dia elas vêm aqui, quando não dá para vir elas avisam. Elas são demais”, afirmou Vanessa Moreira, neta de uma paciente que teve AVC isquêmico, e é atendida pela equipe do Melhor em Casa.