O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, situado à Praça Marques de São João Marcos, nº 61, Centro, Paraíba do Sul-RJ, é uma unidade pública estatal referência para oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social com perda de vínculos afetivos e violação de direitos que demandam intervenções especializadas no âmbito do SUAS.
A Proteção Social Especial, por meio de programas, projetos e serviços especializados de caráter continuado, promove a potencialização de recursos para superação e prevenção do agravamento de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar, dentre outros.
A oferta de serviços é compreendida e efetivada no âmbito do trabalho em rede, articulação com as demais unidades e serviços da rede socioassistencial, das demais políticas públicas e órgãos de defesa de direitos, além da organização de registros de informações e o desenvolvimento de processos de monitoramento e avaliação das ações realizadas.
No que diz respeito a migrantes e moradores em situação de rua atuamos em abordagens sociais espontâneas e abordagem sistemática, aos domingos, às pessoas em situação de rua que estão no município. Trata-se de uma abordagem humanizada, feita por técnicos, que tem como seu principal objetivo a escuta, a vinculação, o registro de informações e os encaminhamentos necessários à rede socioassistencial. No primeiro momento os usuários são direcionados ao CREAS, onde são ofertados:
• Serviço de acolhimento e escuta especializada;
• Oferta de passagens para Três Rios, Barra Mansa, Vassouras, Petrópolis e Juiz de Fora;
• Oferta de almoço para migrante quando o mesmo chega pela manhã solicitando passagem e o horário do ônibus é na parte da tarde ou noite;
• Serviço de banho com oferta de kit higiene (sabonete, pasta e escova de dente e toalha);
• Oferta de lanche;
• Oferta de cobertor;
• Serviço de informação e acompanhamento para retirada de documentos;
• Encaminhamento para rede socioassistencial;
• E, são incluídos no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
O trabalho social com centralidade no indivíduo visa o fortalecimento da função protetiva, propondo condições para superação de violação de direitos.... Essa perspectiva é fundamental para prevenir a recorrência e/ou agravamento de processos que gerem e /ou acentuem situações de violência, abandono, negligência ou qualquer outro tipo de situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.