Notícias

Patrulha Fluvial recolhe mais de 2 toneladas de lixo no Rio de Paraíba do Sul em 2022

Em um balanço anual da Patrulha Fluvial, realizado na última quinta-feira (8), desde o início de 2022 já foram recolhidos cerca de 2.256kg do Rio Paraíba do Sul. As ações de coletas fazem parte dos desdobramentos de rotina da Patrulha, que é composta por agentes da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

Dentre os objetos encontrados nas ações de coleta, destacam-se chinelos, garrafa pet, roupas, utensílios domésticos e até botijão de gás, carrinhos de bebê e manequins de loja.

As ações de recolhimento do lixo serão mais frequentes no verão. A cheia do Rio Paraíba do Sul, ocasionada pelo volume das chuvas da estação, possibilita que os resíduos que estavam, até então, escondidos ou submersos possam emergir com a força da água.

“Esse lixo que recolhemos não é nosso. Todo lixo descartado incorretamente nos rios aqui no município iria para cidade vizinha abaixo, no caso, Três Rios. No entanto, quando fazemos a coleta aqui, a quantidade de lixo que vai para eles é menor”, aponta o agente Trindade. Ou seja, a coleta de lixo na faixa do Rio Paraíba do Sul, que contempla a nossa cidade, afeta não só o meio ambiente do nosso município como os de cidades fronteiriças abaixo do fluxo do rio.

Segundo a secretária de Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Aniele Marques, “nossa intenção com tudo isso é minimizar a poluição ambiental, prevenindo também o entupimento de tubulações em época de cheia e manter a saúde do nosso rio que abastece diversas cidades”.

 

Nosso rio

O Rio Paraíba do Sul, que dá nome a nossa cidade, é um símbolo não só municipal como nacional. Ele abastece diversas cidades localizadas nos três dos quatro estados que compõem a região sudeste do Brasil.

 

Descarte correto do lixo

 

O descarte deve ser feito em sacos plásticos e colocados para o lado de fora da moradia ou comércio somente no dia de sua coleta. Para o lixo verde a Secretaria destina um caminhão quinzenalmente. O calendário é disponibilizado no site e redes sociais da Prefeitura. Para descarte de móveis, produtos de grande porte ou entulhos de obras são necessários o uso de caçambas que devem ser contratadas pelos moradores.