Notícias

Saúde 12/03/2021

Paraíba do Sul dá início à vacinação contra a Covid-19 em idosos de 76 e 77 anos 

Imunização desta faixa etária inicia-se nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Paraíba do Sul ampliou a faixa etária de idosos a serem imunizados contra a Covid-19. Nas unidades básicas de saúde dos bairros Sardoal, Sertão do Calixto, Queima Sangue e Inconfidência, que correspondem à zona rural do Município, os idosos de 76 e 77 anos estão recebendo a primeira dose da vacina.

A convocação desses idosos acontece através dos Agentes Comunitários de Saúde que vão pessoalmente até as residências notificá-los e orientá-los a respeito do processo de imunização. 

Idosos da faixa etária estabelecida, cadastrados nas UBS dos demais bairros do Município, serão imunizados no formato Drive-thru no próximo sábado (13)

Ainda, no próximo sábado (13), a equipe de Ações de Imunização estará no Parque Salutaris, das 8h às 12h, realizando a vacinação desses idosos no formato Drive-Thru. Neste dia serão atendidos idosos dos bairros Limoeiro, Palhas, Curupaiti, Lava Pés, Parque Morone, Santa Josefa, Liberdade, Morro da Alegria, Bela Vista, Amapá, Niágara, Werneck, Glória, Inema e Santo Antônio.

A estratégia de vacinação por Drive-Thru teve início na última segunda-feira (8) e o principal objetivo é dar celeridade ao processo de vacinação.

Vale ressaltar que, caso o idoso que faz parte do público direcionado ao Drive-Thru,  não possua veículo, este deverá informar à Unidade para que outra estratégia seja adotada. Assim como, idosos acamados ou com grande dificuldade de deslocamento até a Unidade, serão imunizados em casa. 

Idosos com sintomas gripais não devem comparecer ao Drive-Thru e na Unidade para serem imunizados. Um parente ou conhecido próximo deve informar ao posto para que as devidas orientações sejam dadas. 

Coberturas atuais

De acordo com a última atualização do Vacinômetro Municipal, de 11 de março, o Município imunizou 2.423 pessoas. Destas, 1.137 são idosos a partir de 78 anos, 1.214 correspondem aos profissionais de saúde e 72 são idosos e deficientes institucionalizados.