Notícias

Cultura 22/11/2022

Paraíba do Sul celebra Dia da Consciência Negra com Festival Afro

O Festival Afro celebrou o Dia da Consciência Negra com atrações nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro Cultural Maria de Lourdes Tavares, localizado na Estação Ferroviária. O evento, que foi realizado pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural, contou com uma extensa e diversificada programação divida nos dois dias.

 

No sábado a programação teve início às 14h com uma roda de conversa com o tema “Quilombos e Comunidades”. Dentre os que conduziram a conversa estavam o Pai Rogério Elisiário, do Seguimento Cultural de Matriz Africana e o professor Alexandre Ribeiro, formado em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em Educação.

 

Diante dos assuntos abordados sobre a vida dos ancestrais negros e a herança cultural, Alexandre deixou uma reflexão, em referência ao texto “A Santa e a Dádiva” de Lilia Moritz Schwarcz: “A Lei Áurea não é um presente de uma princesa. Os negros atuaram ativamente nesse processo que culminou com o fim da escravidão”, completou.

 

A seguir, os presentes puderam prestigiar a apresentação da escola de dança Sonhos e Ritmos e shows com Samba de Moça e Recorda Samba.

 

No dia 20, as atrações tiveram início no morro do Rosário com a realização da Missa seguida de berimbalada e procissão com destino à Matriz e Centro Cultural na “Caminhada pela paz e contra intolerância religiosa”.

 

No decorrer do Dia da Consciência Negra, o Festival contou com apresentações de Dança de Orixás, Samba de Roda, Maculelê, Jongo, Roda de Capoeira e Ladainha e uma bela apresentação do Chacal do Sax com Ítalo Melodia.

 

“Foi um momento muito importante em nossa cidade. Além da comemoração trouxemos uma reflexão sobre o papel da sociedade em lutar pelo fim da discriminação racial, pela igualdade”, ressaltou Giulia Machado, presidente da Fundação Cultural.