Notícias

Educação 22/03/2023

No Dia Mundial da Água, estudantes da Rede Municipal de Paraíba do Sul participam de ação do Programa de Educação Ambiental.

Dando seguimento ao Programa de Educação Ambiental, realizado pelas secretarias municipais do Ambiente e Desenvolvimento Agrário, em conjunto com a de Educação, na manhã de hoje (22), em que comemoramos o Dia Mundial da Água, os estudantes da Escola M. Horácio de Mello, localizada em Cavarú, fizeram uma visita à Patrulha Fluvial da cidade.

Vivian Curcio, graduada em Engenharia Ambiental e responsável pelo programa, conduziu a palestra para os estudantes do 6º e 7º ano e ressaltou a importância da data comemorativa que é debater questões importantes para conservação do recurso. Eles puderam aprender também sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupamento Ambiental, representado por Cláudio Trindade e Almir Motta, no Rio Paraíba do Sul, de onde são retiradas grandes quantidades de lixo periodicamente. Aprenderam sobre mata ciliar e a importância de preservar o meio em que vivemos, respeitando e economizando os recursos naturais.

“Diante da necessidade de criar estratégias que visam à preservação do meio em que vivemos, tivemos a ideia de iniciar o Programa de Educação Ambiental com as crianças e os jovens, a fim de envolvê-los no tema e conscientizar sobre a importância de cuidarmos melhor do nosso planeta e, além disso, gerar multiplicadores dessas informações”, completou Vivian.

Ainda nessa manhã, os estudantes do 7º ano, da Escola M. Irmã Montedônio, localizada no Bairro Parque Morone, visitaram o encontro dos três rios no bairro Pontal, em Três Rios. A visitação foi conduzida pela equipe do SESC da cidade.

O Dia Mundial da Água foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento com objetivo de conscientizar a população mundial e debater questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. O tema definido pela ONU para 2023 é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”.