Notícias

Inscrições para o projeto Guarda Mirim de Paraíba do Sul são encerradas

 

Nesta terça-feira (31), foram encerradas as inscrições para o projeto Guarda Mirim, realizada na sede da Guarda Mirim Municipal no Parque Salutaris, setor da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Paraíba do Sul. A iniciativa foi um sucesso: 166 pessoas inscritas, sendo que outras 120 já passaram pelo processo de recrutamento.

 O projeto da Guarda Mirim já colheu bons resultados anteriormente, com histórias de pessoas que mudaram de vida a partir dessa experiência. O projeto estava inativo há alguns anos e agora, poderá voltar a influenciar a vida de outras pessoas.

“Sentimos a necessidade de voltar com a Guarda Mirim Municipal, pois identificamos que nestes anos que o projeto ficou parada, houve um vácuo na formação das nossas crianças e jovens, principalmente os dos bairros mais carentes, que necessitavam de atividades extras e a Guarda Mirim proporciona isto. Temos vários exemplos de participantes que, hoje, são grandes homens e mulheres, não só profissionalmente, mas seres humanos melhores por conta dos ensinamos recebidos no Projeto”, explicou a prefeita Dayse Onofre.

Como o depoimento do ex-aluno, Ângelo Gabriel: “A gente fazia a Ordem Unida e por conta disso, quando eu cheguei na escola de aprendiz de marinheiro, eu já tinha uma noção de Ordem Unida e não passei por tanta dificuldade para aprender. Isso para mim foi um divisor de águas, foi muito importante para minha vida social também, para criar responsabilidade e aquele compromisso.”

A primeira turma do Guarda Mirim em nosso município teve início no ano de 1997 e foi fundada para atender as crianças e adolescentes de áreas mais periféricas da cidade, oferecendo além de disciplina, atividades físicas, sociabilização e o intercâmbio com crianças e jovens de diferentes bairros.

“A expectativa é muito boa, é um retorno de um projeto muito impactante para o nosso município, com o qual obtemos resultados reais de transformações de vida. Retornar com esse projeto é fechar uma lacuna de perdas de oportunidade de estar influenciando jovens para o caminho melhor. Ao meu ver, vai ser de grande impacto para o município e a gestão pública e é um projeto que manda diversos recados para os cidadãos, mostrando que a Prefeitura se preocupa com essa causa” – Comentou Reginei Alves de Souza, Coordenador da Guarda Mirim, referente ao retorno desse projeto.