Notícias

Saúde 01/09/2022

Início da Campanha \'Setembro Amarelo\'

A Campanha “Setembro Amarelo” foi instituída no Brasil em 2015. Suas ações ocorrem a partir de uma parceria da Associação Brasileira de Psicologia (ABP) e o Conselho Nacional de Medicina.

Durante o mês são promovidas intervenções a favor da vida e da importância de manter a saúde mental.

 

DADOS

Segundo a pesquisa de 2019 realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 foram registrados 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar as subnotificações que, se consideradas, poderíamos estimar mais de um milhão de casos. No Brasil, especificamente, os registros alcançaram 14 mil no total, ou seja, 38 pessoas cometem suicídio por dia naquele ano.

Segundo a ABP,96,8%de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.Nesses casos,o suicídio é o desfecho trágico.

O primeiro passo para evitar mais casos recorrentes é estarmos atentos aos sinais da saúde mental comprometida. Olharmos com carinho para o próximo e não negligenciar a nossa própria saúde mental.

REDE DE ATENDIMENTO

A rede de saúde do município oferta atendimento psicológico gratuito e acompanhamento pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Alémdisso, o município dispõe de 24 UBSs que oferecem suporte com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), uma equipe multiprofissional que atua de maneira integrada para apoio as equipes de saúde da Atenção Básica.

CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação de utilidade pública federal, que presta apoio emocional, voluntário e gratuito em prol da prevenção do suicídio. Qualquer pessoa que queira ou precise conversar sobre o assunto pode acioná-los por chat, telefone, e-mail ou presencialmente. Tudo é realizado com profissionalismo, sigilo total e anonimato. Basta acessar o site do CVV ou ligar para o número 188.