Notícias

Cultura 25/09/2023

I Festival da Juventude de Paraíba do Sul é sucesso

  Inédito na região, o I Festival da Juventude foi realizado nesta semana, dos dias 20 a 24 de setembro, em Paraíba do Sul.  Nos cinco dias de programação, Batalhas de MCs, show de calouros, apresentações culturais, premiações, workshops, palestras e intercolegial fizeram parte da agenda do Festival. O evento, que é desenvolvido pela Fundação Cultural do município através do projeto Pacto pela Juventude.


  O Festival da Juventude foi pensado para refletir o papel do jovem na sociedade através de expressões artísticas urbanas, capacitação para o mercado de trabalho e incentivo ao esporte e à cultura.
"Por anos a juventude sul-paraibana não era incluída nas tomadas de decisões. No nosso governo, os jovens sul-paraibanos tem vez e voz. Temos o Pacto pela Juventude que vem desenvolvendo um excelente trabalho na busca pelos direitos dos jovens da nossa cidade. Este festival veio para celebrar este novo momento em que nossos jovens e adolescentes podem desfrutar: a parceria com o poder público que incentiva, em diversas áreas, um futuro melhor para eles", explicou a prefeita Dayse Onofre.


  Os primeiros dias do Festival teve foco nas competições esportivas e nos workshops de capacitação. O intercolegial, no Parque Salutaris, reuniu os colégios sul-paraibanos para disputarem o troféu de vencedor em quatro modalidades esportivas: FIFA 23, futsal feminino, vôlei e futebol Society. Os ganhadores foram os colégios Zulmira Torres, que venceu em duas modalidades; e a equipe do Bezerra de Menezes foi a campeã no vôlei. 

 

A partir da sexta-feira, dia 22, a programação foi expandida. Apresentações culturais e a abertura do palco principal marcaram o inicio do fim de semana. No dia 22, os MCs do grupo 13xRecords e o MC sul-paraibano R7 se apresentaram na Nova Beira Rio. Em seguida, Batalha da Beira e DJ Felipe Carmo fecharam a noite.

 

No sábado, o workshop gratuito de dança animou o público presente na Beira Rio. O palco aberto do Conexão Cultural trouxe para o show talentos sul-paraibanos até então desconhecidos. A noite foi encerrada com o Show de Calouros que premiou os vencedores com mil reais.

 

No último dia do Festival, Vinicius Piaz abriu a manhã com um repertório totalmente brasileiro e bem tropical. Com a abertura dos stands, a Banda Municipal de Marchas de Paraíba do Sul esquentou o palco no pré-jogo. A final da Copa do Brasil foi transmitida ao vivo e, em seguida, o show mais esperado do Festival subiu ao palco da Beira Rio: Banda Bicho Solto.