Notícias

Geração de Empregos: Paraíba do Sul lidera novamente o ranking de maio na região centro sul

  Os dados divulgados através da plataforma “Painel Regional – Retratos Regionais”, elaborada pela Firjan a partir das informações apresentadas pelo Novo CAGED/Ministério de Trabalho e Previdência, apresenta o município de Paraíba do Sul como o maior gerador de empregos da região Centro-Sul Fluminense no mês de maio. No saldo acumulado do mês, 121 vagas foram geradas.

  Dos 208 novos postos de trabalho gerados na região Centro Sul, que abrange oito municípios (Paraíba do Sul, Três Rios, Areal, Levy Gasparian, Miguel Pereira, São José do Vale do Rio Preto e Sapucaia), 133 foram em nosso município. Isso representa cerca de 58,17% do saldo geral da região. No acumulado desde janeiro de 2023, já foram geradas mais de 1.200 vagas no município em menos de seis meses. O saldo total do mês é o resultado da soma das vagas formais abertas subtraindo-se as vagas fechadas.

 Os resultados mais expressivos vieram do setor de comércio, responsável por 133 novos postos de trabalhos formais. “Mais uma vez os números do Ministério do Trabalho nos enchem de orgulho em ver nossa Paraíba do Sul em desenvolvimento constante. Desde 2022 temos liderado o ranking de geração de empregos e isso só demonstra que estamos no caminho certo!”, disse a prefeita Dayse Onofre.

 Os números representados pelo painel divulgados pela Firjan refletem um conjunto de ações empreendidas pelo governo atual, desde o aquecimento da economia, com incentivos a festa populares e projetos culturais, até ações mais concretas, como a recente aquisição de um capital financeiro para o investimento na cidade. Com programas como o “Emprega Paraíba do Sul”, plataforma de divulgação de vagas disponíveis no município; e o “CCCP”, um projeto social de capacitação e especialização profissional gratuita, o município alcança gradativamente os melhores números econômicos da região.

TRABALHO FORMAL

  O que é trabalho formal? O trabalho formal é uma atividade profissional registrada e formalizada na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), na qual os empregados possuem direitos definidos, como vale alimentação e transporte, férias remuneradas e 13º salário, por exemplo.