Educação 01/02/2021

Evento on-line marca a abertura do Ano Letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul

A Secretaria de Educação de Paraíba do Sul iniciou hoje, dia 1º de fevereiro, um evento online que dá início oficialmente ao Ano Letivo de 2021 na Rede Municipal de Ensino. Todos os profissionais que compõem a educação municipal terão a oportunidade de acompanhar a programação especial de palestras com importantes pesquisadores e profissionais da educação. O webnário acontece até a próxima quarta-feira, dia 03.

A abertura do webnário foi feita pelo secretário de educação, Elder dos Santos Azevedo, que apresentou o tema “Desafios da educação pública em tempos de pandemia”. Em sua apresentação, o secretário pontuou as principais ações da nova gestão municipal e da Secretaria de Educação neste primeiro mês de trabalho e o acompanhamento de perto que tem sido feito pela prefeita e pelo secretário em relação às necessidades de reformas estruturais nas unidades escolares do município.

O secretário também apresentou o cronograma de ações pedagógicas voltadas para manter a educação remota dos alunos e a alimentação escolar, além do planejamento inicial da futura retomada das aulas presenciais, que prevê primeiramente a transição gradativa do ensino à distância para o formato híbrido, até o retorno completo de todos os estudantes às salas de aula no último trimestre de 2021, caso as condições de segurança e saúde sejam favoráveis.

“Vamos completar 1 ano de distanciamento social e fechamento das escolas do município. Temos diversos desafios para 2021, mas o principal deles é vencermos esta pandemia, e faremos isso tentando equilibrar o ensino remoto, o ensino híbrido e, se possível, o ensino presencial. Hoje estamos em bandeira vermelha no município e não é possível abrir as unidades para retorno dos estudantes. Sabemos que é preciso ter atenção à saúde dos nossos profissionais da educação e das nossas crianças e jovens, mas reconhecemos o impacto negativo na vida das pessoas que é as escolas estarem fechadas e trabalharemos para vencer este desafio de retorno à normalidade da educação” – disse o secretário.

Nos dois primeiros dias, a programação do webnário conta com temas variados e atuais, que trazem um olhar diferenciado para a nova educação de Paraíba do Sul, uma educação popular para todos. No terceiro e último dia de evento, os funcionários das unidades escolares participarão de uma recepção on-line realizada pelas escolas e creches para receberem as boas-vindas ao novo ano letivo e discutirem temas específicos de cada unidade.

Confira como será a programação completa de palestras da Abertura do Ano letivo 2021: