Obras 21/09/2022

Encosta do Portal do Sol recebe técnica de hidrossemeadura

Focada na resolução dos incidentes causados pelas fortes chuvas de verão de 2021 e 2022, O Governo Municipal de Paraíba do Sul reúne esforços para a recuperação das áreas mais afetadas. Dentre elas, o terreno do Portal do Sol, que cedeu após o acúmulo de águas pluviais, e pelo descaso de governos anteriores.

Após a identificação do problema causado pela erosão do solo foram tomadas medidas imediatas para a resolução do incidente. Em junho, foi dado início à sondagem do solo, processo de inspeção e aquisição de informação necessárias para a elaboração do estudo de viabilidade técnica e do projeto de fundação. Logo após foi realizada a terraplanagem do terreno com a construção de taludes, técnica que facilita a sustentação do solo. Durante esse processo, toda a rede de captação de águas pluviais foi completamente restaurada.

A terceira etapa dos desdobramentos consistiu na hidrossemeadura sobre os taludes, que fornece proteção ao solo contra futuras erosões. A técnica, que colabora para a estabilização do terreno impedindo novas erosões, foi realizada nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de setembro.

Todo processo de aplicação da hidrossemeadura no solo é feito por meio de uma mangueira que lança o jato da mistura, que é um composto de sementes, fertilizantes, água e fixadores. Em função de os materiais serem 100 % biodegradáveis, essa é uma forma de recuperação do solo focada na reconstrução ambiental sem mais danos.

A aplicação da técnica abrange toda a dimensão nos limites do terreno que compete à Prefeitura, com uma margem para além do que é circunscrito.