Entre abril de 2022 e julho de 2023, 117 atrações musicais se apresentaram nos palcos sul-paraibanos. A iniciativa do Governo Municipal aposta em descentralizar os eventos culturais na cidade, gerando renda e lazer durante todo o ano.
A prefeita do município, Dayse Onofre, explicou sobre a iniciativa. “Nós entendemos que Paraíba do Sul precisa estar movimentada o ano todo. Por isso, ao invés de concentrar bons shows em apenas cinco dias por ano, como era feito com as Exposições, espalhamos estes shows durante o ano todo. Desta forma, os fazedores de cultura, as pessoas que vivem de turismo, de eventos e muitos outros conseguem trabalhar ao longo do ano em sua cidade.”
No total, 23 eventos ocorreram durantes os 15 meses de amostragem. Isso representa cerca de 7,8 atrações por mês ou 1,95 atrações por semana. Entre os principais estão: A Grande Virada, no Ano Novo; Carnaval Sustentável, em fevereiro; Sebollas Cultural, em abril; Festa do Trabalhador, em maio; as festas religiosas tradicionais, em junho e julho; Festival Afro, em novembro; e tantas outras.
“Uma boa parte já faz parte do calendário turístico-cultural da cidade. Outros vamos incorporando e até criando novos, de acordo com a demanda de cada setor. O objetivo é promover esses eventos, tanto para o lazer dos munícipes e turistas, quanto para a geração de renda para os trabalhadores envolvidos”, explicou a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Ana Carolina Duarte
A promoção de eventos culturais gera impactos em toda a cidade. Empregos são gerados diretamente, como a contração de equipe de som e montagem de equipamento, e indiretamente, com a ocupação da rede hoteleira, transportes particulares, restaurantes, bares, comércio, etc.
“Exemplo disto foi o último Réveillon com o show do cantor de pagode Mumuzinho. Nunca houve em nossa cidade um show desse porte nessa data. Os sul-paraibanos que têm condições financeiras e que queriam curtir uma virada de ano mais elaborada tinham que viajar. Quem não tem dinheiro, ficava em casa. A virada de 2022 para 2023 foi diferente. Todos passaram aqui, curtindo um show de qualidade e o movimento inverteu: as pessoas de outras cidades é que vieram para Paraíba do Sul. E ainda tivemos eventos e shows grande ao longo de todo esse período pós-pandemia. Isto é gerir, com planejamento e profissionalismo, uma cidade e cuidar, com carinho, daqueles que necessitam do poder público”, completou a chefe do executivo municipal.
Além de movimentar o setor econômico e cultural, gerando riquezas para o município e atraindo novos turistas para a cidade, as atividades promovidas no município tem como base a valorização do artista local. Das 117 atrações, uma boa parte é artistas de Paraíba do Sul ou da região. Investir nos talentos locais gera resultados, não só para o cantor/banda, mas para o município como um todo.