Notícias

Governo 05/09/2023

Comemoração do Dia da Independência terá homenagem à Ayrton Senna e desfiles cívicos

  A Prefeitura de Paraíba do Sul, através das Secretarias de Educação e Governo, realiza, nesta quarta-feira, dia 6, as comemorações do Dia da Independência. Realizado na véspera do feriado, o Desfile Cívico, com início previsto para 18h, acontecerá na Avenida Ayrton Senna e ainda homenageará o piloto e ícone nacional, que dá nome para a Avenida. O pacote de inaugurações ainda apresentará o Museu Iconográfico Nicolino Visconti e passagem subterrânea sob a linha ferroviária.

 

  O Dia da Independência será celebrado em Paraíba do Sul no dia que antecede o feriado. “Acreditamos que a antecipação do Desfile Cívico só traz resultados positivos. A noite o clima é mais fresco, as crianças se sentem mais à vontade, não ficam esperando muito tempo com o sol na cabeça e não tem a necessidade dos pais e crianças se deslocarem pela manhã no feriado”, explicou a prefeita de Paraíba do Sul, Dayse Onofre.

 

 O Desfile Cívico contará com 28 escolas e mais 4 bandas da região, entre bandas de marchas e fanfarras, incluindo a Banda Municipal de Marchas de Paraíba do Sul, considerada uma das melhores do Brasil. Além desses, forças de segurança públicas irão compor os pelotões de desfile, como a Guarda de Honra, 38º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Guarda Civil Municipal Paraíba do Sul e a Guarda Mirim Municipal. O projeto Muxikongo, o Ministério das Mulheres e o Clube dos Aventureiros e Desbravadores de Paraíba do Sul Centro Esportivo Sul Paraibano também desfilarão na Avenida Ayrton Senna.

 

 Durante a solenidade, o Governo Municipal reinaugurará a Estátua do piloto Ayrton Senna. Antes localizada na Praça Garcia, o novo ponto da Estátua será no meio da Avenida que recebe o seu nome, um local mais representativo e onde o monumento possa estar em destaque. Ao lado da estátua estará a placa com as 41 nações onde o piloto foi campeão. As bandeiras de cada nação estarão dispostas na extensão da Avenida Ayrton Senna.

 

 O Museu Iconográfico Nicolino Visconti também será inaugurado, porém simbolicamente. A passagem subterrânea sob a linha ferroviária, onde o Museu está situado, já estava com acesso liberado. Entretanto, como as inaugurações das obras do Centro Cultural, o pacote onde o Museu estava incluso, ocorreram antes da finalização do projeto, a inauguração será realizada agora. O Museu Iconográfico mostra a história da cidade através de fotografias da época, O acervo data do século XIX até fins do século XX e foi composto através da participação dos moradores, sendo a maioria da coleção fotográfica do Sr. Nicolino Visconti, que dá nome ao museu.