Saúde 01/09/2022

COMEÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará nesta quarta-feira, dia 01, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos do município. A ação será realizada durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, e ocorrerá de acordo com o cronograma estabelecido para cada bairro da cidade, divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

A vacina antirrábica estará disponível para todos os cães e gatos saudáveis a partir do terceiro mês de idade. Cadelas e gatas prenhas ou no período de amamentação não poderão ser vacinadas.

De acordo com o Setor de Vigilância Ambiental e Zoonoses do município, é importante que a contenção dos animais seja realizada por seus donos utilizando coleiras e focinheira e se possível deixar os gatinhos nas caixinhas de transporte para que o gato não fuja na hora que a equipe chegar pra vacinar.

A vacina é a forma de prevenção da raiva, doença fatal em quase 100% dos casos, e que pode afetar o ser humano e, por isso, os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da enfermidade.