A Secretaria Municipal de Educação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Civil Municipal (GCM) trabalharão juntas durante a campanha “Educação para o Trânsito – Construindo Cidadania”, projeto que faz parte do Maio Amarelo (mês de prevenção aos acidentes de trânsito) em Paraíba do Sul.
A ação visa promover sensibilização sobre o respeito às leis de trânsito despertando a consciência de que todos são co-responsáveis pela segurança de motoristas e pedestres.
A cerimônia de abertura da campanha acontecerá no próximo dia 20 de maio, no Theatro Municipal Mariano Aranha, a partir das 9h30, e contará com a presença de representantes da PRF, GCM e autoridades municipais. O evento é aberto ao público.
No dia 24, o comandante da Guarda Municipal, Fábio Macedo, realizará palestra com o tema “Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas”, no Theatro Mariano Aranha para os motoristas da Rede Municipal de Ensino, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e público em geral.
Como forma de aproximar os estudantes dos temas da educação no trânsito e cidadania, a GCM realizará palestras em todas as escolas e creches municipais entre os meses de maio e setembro. A culminância do projeto acontecerá no dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, com ação conjunta da Guarda Municipal e estudantes, prevista para ser realizada na Praça Garcia.
“A Guarda Municipal possui responsabilidade legal na fiscalização e garantia da ordem pública no trânsito das vias municipais. Por isso, estamos à frente desta campanha, junto à Secretaria de Educação e Polícia Rodoviária Federal. As palestras visam esclarecer as condutas corretas dos motoristas e pedestres de acordo com a lei de trânsito, além de tirar dúvidas dos estudantes”, disse o comandante da GCM, Fábio Macedo.
“A educação para o trânsito faz parte da construção diária da cidadania. Por isso, a Secretaria de Educação e as unidades escolares estão unidas à GCM e à PRF nesta campanha para plantarmos a semente do respeito e da co-responsabilidade dentro de sala de aula. Assim, os estudantes também se tornarão uma voz ativa da conscientização das famílias dentro de casa e na sociedade”, destacou o secretário municipal de Educação, Elder Azevedo.