Notícias

APERJ firma Acordo de Cooperação Técnica com município de Paraíba do Sul

Em publicação no Diário Oficial do dia 18 de agosto foi divulgado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). O órgão é integrante da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governo e é responsável pela guarda e preservação da documentação produzida pelo poder executivo. A parceria foi realizada por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração de Paraíba do Sul.

A parceria tem como objetivo oferecer orientação e capacitação relacionadas à metodologia de gestão de documentos desenvolvida pelo Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ), visando à disseminação de conhecimento e à implantação de uma política de gestão de documentos e de arquivos no município.

 O secretário municipal de Planejamento e Administração, Francisco Carlos Martins, destaca a importância do Acordo. “A gestão de documentos é fundamental à dinâmica e funcionamento do serviço público, pois propicia maior celeridade às demandas da administração pública, concernente à guarda e armazenamentos dos documentos que são gerados diariamente pelas secretarias do município. Nesse aspecto, o acordo de cooperação técnica viabilizará a elaboração de procedimentos, como a tabela de temporalidade para tratar e organizar os vários documentos, principalmente ao tempo de guarda de cada um especificamente. Sendo assim, o acordo de cooperação técnica será um marco para o município.”