Notícias

Educação 02/05/2022

50 novos mediadores iniciam trabalho nas escolas e creches municipais

Mais de 120 estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) das escolas e creches da Rede Municipal de Paraíba do Sul começaram a ser atendidos esta semana pelos 50 mediadores contratados pela Secretaria de Educação.

Após participarem de uma reunião de capacitação na última segunda-feira (02) com a Coordenação Pedagógica da Educação Inclusiva para oferecer orientações de trabalho e definir as unidades escolares de atuação de cada profissional, os mediadores foram liberados para se apresentarem de imediato às unidades escolares.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, logo após o retorno das aulas presenciais e início do ano letivo de 2022, foi realizado um trabalho de levantamento junto à direção das escolas e creches para verificação do quadro de estudantes de NEE matriculados na Rede Municipal, e avaliação das necessidades em relação ao atendimento através da mediação educacional.

Além dos mediadores, 28 estagiários já realizavam o trabalho de mediação na Rede Municipal atendendo aos estudantes incluídos.  Outros 20 estagiários deverão iniciar o trabalho em breve, após a liberação da documentação das instituições de ensino superior na qual os estudantes estagiários estão vinculados.

“A pandemia e o retorno às aulas presenciais após dois anos nos trouxe diversos desafios. Mas através do enorme esforço da gestão municipal estamos superando as adversidades e vamos ampliar o atendimento aos nossos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais na Rede Municipal” – afirmou Amanda Santos, coordenadora pedagógica da educação inclusiva em Paraíba do Sul.

 

CAEEM e Salas de Recursos

Os estudantes com Necessidades Educacionais Especiais da Rede Municipal de Ensino, além de matriculados nas unidades escolares e acompanhados por um monitor, em breve terão acesso a mais um espaço dedicado a eles: o Centro de Atendimento Educacional Especializado Multidisciplinar (CAEEM).

Com obras em andamento, o CAEEM estará localizado onde antes funcionava o Numees Manoel Vaz, ao lado do Parque de Exposição, e em breve estará aberto para oferecer atendimento educacional exclusivo aos estudantes de NEE no período de contraturno escolar.

A Rede Municipal de Ensino também possui três Salas de Recurso em funcionamento e, nos dois últimos anos, a Secretaria Municipal de Educação conquistou outras três novas Salas de Recurso para unidades escolares municipais, que atenderão aos próprios estudantes da unidade e das escolas do entorno que possuam estudantes de NEE.