Neste fim de semana, milhares de fiéis e romeiros louvaram os milagres de Bom Jesus de Matosinhos, no 3º Distrito de Werneck, em Paraíba do Sul. A maior festa religiosa do Estado do Rio de Janeiro, declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, neste ano celebrou os 250 anos do Santuário com programação religiosa e cultural para todos os públicos.
“Foi bom ver a Festa de Matosinhos de volta. Com todo o incentivo que temos dado em todas as áreas do turismo, fomentando as festas das igrejas, incrementando, apoiando e resgatando, temos conseguido tornar o turismo religioso de nossa cidade atrativo novamente. Nossa cidade está de volta à rota do turismo nacional e este é mais um ponto de orgulho e demonstra que estamos no caminho certo”, disse a prefeita de Paraíba do Sul, Dayse Onofre.
A festividade teve início no dia 18 de agosto (sexta-feira) e terminou no domingo, dia 28, incorporando a parte religiosa, com missas durante toda a semana e os tradicionais batizados, com a parte social, no palco onde se apresentam grupos regionais.
O Santuário reúne, anualmente, cerca de 60 mil fiéis que vão ao Santuário movidos pela fé nos milagres concedidos pelo Jesus Crucificado, símbolo de misericórdia e devoção. A peregrinação dos romeiros, uma tradição de décadas, deslocou várias pessoas de diversas partes do Estado do Rio de Janeiro ao distrito. Turistas de outras partes do Brasil também vieram celebrar o Bom Jesus através das caravanas religiosas.