A partir do próximo sábado, dia 9, o atendimento móvel da equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) iniciará o serviço de apoio às famílias que residem na zona rural de sul-paraibana. Na primeira etapa, o projeto estará no bairro de Vieira Cortez, auxiliando famílias que enfrentam dificuldades de locomoção para acessar alguns programas assistenciais através das unidades referenciais do município.
“Trata-se de um verdadeiro avanço em relação ao atendimento das famílias que residem na zona rural do município. Estamos agindo de forma ágil e coordenada para atender às demandas dessa população e garantir todo suporte necessário. Queremos não apenas oferecer uma ajuda momentânea, mas assegurar que essas famílias tenham condições propícias e seus direitos preservados”, disse a secretária da pasta social, Elaine Cristina Aguiar.
O CRAS Volante é responsável por fazer a busca ativa das famílias que residem mais distante do CRAS, desenvolvendo o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Dessa maneira a equipe do SUAS busca cumprir o compromisso estatal na Política de Assistência Social, com a oferta de proteção social nos territórios de maior vulnerabilidade. Através do trabalho da Equipe Volante é possível apoiar a inclusão e/ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único, além de realizar encaminhamentos necessários para acesso a benefícios e serviços de outras políticas públicas e para atendimentos por parte da rede socioassistencial.
Em Paraíba do Sul, o CRAS Volante é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS0 em prol da ampliação dos serviços ofertados à população.