Notícias

Violência contra a mulher é tema de reunião entre Polícia Militar e Secretaria de Assistência Social

A equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos se reuniu na última quarta-feira, dia 9 de janeiro, com as policiais militares responsáveis pelo programa Guardiões da Vida na região, projeto da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que através de uma nova modalidade de policiamento, age diretamente na prevenção de crimes de violência doméstica.

A reunião teve o objetivo de estabelecer uma parceria entre a polícia e a assistência do município no trabalho de prevenção à violência contra mulher em Paraíba do Sul, criando um canal direto de apoio e comunicação entre as duas instituições.

O programa Guardiões da Vida teve início em outubro de 2015 e acompanha as ocorrências de violência doméstica, prevenindo os crimes, tentativas de homicídios e lesões corporais, buscando reduzir as ocorrências de homicídios passionais.

A Secretaria de Assistência Social planeja levar o tema da violência a mais setores da sociedade, através de políticas públicas efetivas para que o assunto seja debatido por toda a população.

A violência doméstica não se restringe as agressões físicas, podendo ocorrer de diferentes formas, como a violência psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral. Para denunciar qualquer tipo de violência doméstica os números de contato são: 99226-5886 (Guardiões da Vida) e 190 (Emergência).

Participaram da reunião a Sargenta Hortência Barreto e a Cabo Cristiane Barbosa, ambas do 38º Batalha da Polícia Militar de Três Rios; Cristina Visconti - coordenadora de direitos humanos da Secretaria de Assistência Social; Priscila Fontes - coordenadora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Paula Falci – coordenadora do CREAS; Elaine Aguiar – coordenadora do CRAS Centro e Bernadeth Ferreira – coordenadora do CRAS Vila Salutaris.