Notícias

Vacinação Contra a Gripe acontece em Unidades Básicas de Saúde e Materno Infantil

A vacinação contra a influenza, acontece de segunda à sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Materno Infantil (em frente à Policlínica) das 8h às 15h no Materno Infantil. Todos devem estar portados de documento de identificação e cartão de vacina.

A vacina deste ano contém os antígenos contra o H1N1 e H3N2, sendo destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e professores.

Tire suas dúvidas sobre a Gripe:

 Transmissão - Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Sintomas - Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

 Como se prevenir - A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.