Theatro Municipal é palco das comemorações do Dia da Consciência Negra em Paraíba do Sul

A Prefeitura, a Fundação Cultural e o Segmento de Matriz Africana de Paraíba do Sul comemoraram o Dia da Consciência Negra com um grande evento no Theatro Municipal Mariano Aranha na última segunda-feira, dia 20 de novembro, reunindo os diversos grupos que fazem parte da cultura afro-brasileira no município.

A programação do evento se estendeu por todo o dia e contou com apresentações do Projeto Negro Sim; Projeto Muxikongo, Grupo de Capoeira Guerreiros Nagô, Coral Municipal de Paraíba do Sul e do Grupo de Oficina de Teatro da Fundação Cultural. O Palco do Theatro Municipal foi tomado por muita música, dança e alegria com Rodas de Capoeira, Samba de Roda e Dança Africana.

Além da celebração da diversidade e riqueza da cultura negra, também foi realizada uma Roda de Conversa aberta ao público, que debateu os direitos e o papel do negro na sociedade e os rumos das políticas públicas de inclusão racial no município.

Participaram da Roda de Conversa o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Romualdo Rocha; o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Matheus Laranja; o Doutor em Educação e Professor da UERJ/FEBF, Alexandre Ribeiro; a Presidente do Conselho de Educação de Paraíba do Sul, Djenaine Thomaz; a Professora e Bibliotecária, Monica Monteiro; a Coordenadora do Projeto Social Negro Sim, Regiane Leal; e o Presidente da Federação de Capoeira do Estado (FECARJ), Mestre Arerê.

Na solenidade de abertura do evento estiveram presentes compondo a mesa principal o Prefeito Dr. Alessandro; a Vice-Prefeita Mariângela Brick; o Presidente da Câmara de Vereadores, Claudão do Povo; o Diretor Presidente da Fundação Cultural, Romualdo Rocha; a Secretária Municipal de Educação, Neila Bouzada; o representante do Segmento de Matriz Africana, Rogério Elisário; o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Pedro Nascimento; e o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Matheus Laranja.

O Diretor Presidente da Fundação Cultural, Romualdo Leal da Rocha, agradeceu o trabalho da equipe da Fundação Cultural, o apoio da Prefeitura e a participação do Segmento de Matriz Africana que trabalhou ativamente para que o evento se tornasse realidade.

O Prefeito Dr. Alessandro Bouzada, fez questão de destacar que possui um compromisso com a Cultura de Paraíba do Sul e que é preciso sempre relembrar a história para construirmos uma sociedade mais justa, que garanta o espaço e os direitos dos negros.