Sul-paraibanos celebram a cidadania no Desfile da Independência

A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, através da Secretaria de Educação, organizou este ano um lindo Desfile de 7 de Setembro em comemoração ao dia da independência do Brasil. Os alunos das creches e escolas municipais mais uma vez mostraram alegria e espírito de cidadania durante o desfile, e a população compareceu em grande número na Avenida Marechal Castelo Branco (Beira-Rio) em frente ao Jardim Velho, local tradicionalmente escolhido para ser o palco desta celebração.

Professores, diretores, pais de alunos e a equipe de profissionais da Secretaria de Educação se dedicaram na organização de cada detalhe do desfile, que contou com a tradicional exibição de veículos do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Durante o desfile, a Secretaria de Educação apresentou à população os dois novos micro-ônibus escolares zero km adquiridos com recursos do município e que irão atender aos alunos da zona rural de Paraíba do Sul. A Secretaria de Assistência Social apresentou o novo carro do programa Bolsa Família.

Um dos momentos especiais do desfile foi a apresentação da bateria do Projeto Muxicongo, que através do apoio da prefeitura, está trazendo de volta a tradicional fanfarra do Desfile de 7 de Setembro. O projeto de capoeira Balaio de Bambas/ Negro Sim, que oferece aulas gratuitas no Centro Esportivo Sulparaibano (CESP), também fez uma bela apresentação com os alunos do mestre Venicio Kareca.

O Desfile da Independência deste ano, infelizmente, também ficará marcado por uma notícia que entristeceu toda a cidade: o falecimento do maestro Jorge Soares, que realizou a sua última apresentação à frente da Banda Marcial de Paraíba do Sul durante o desfile da manhã, no Jardim Velho, vindo a falecer logo depois. O trabalho e dedicação do maestro Jorge Soares sempre serão lembrados pelos seus muitos alunos e por todo o município.

O Desfile de 7 Setembro também foi realizado em Sardoal, no distrito de Inconfidência, e a população local compareceu para assistir aos alunos da Escola Municipal Norberto Leal, que mais uma vez capricharam nas apresentações.

O prefeito, Doutor Alessandro, acompanhou os dois desfiles ao lado da vice-prefeita, Mariangela Brick Santos, do presidente da Câmara Municipal de vereadores, Claudão do Povo, dos vereadores Edilson Gomide e Jarbas Soares, secretários de governo e autoridades das forças de segurança da região.

“Esta é uma festa cívica importante, que o povo sul-paraibano valoriza e que recebe o apoio da prefeitura municipal. A cidadania é um valor fundamental da sociedade e deve ser sempre cultivada nas nossas crianças. Parabéns aos alunos pelo belíssimo Desfile da Independência e a todos que participaram da organização” – afirmou o prefeito, Doutor Alessandro.