Setembro Amarelo: uma campanha a favor da vida

Saúde Mental de Paraíba do Sul promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Mês de setembro marca a luta contra um problema de saúde mundial: o suicídio. A Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) alerta que o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo e é a segunda principal causa de morte entre as pessoas de 15 a 29 anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra sobre a prevenção de suicídio através da coordenação de saúde mental. O evento aconteceu na unidade do Caps AD com a psicóloga Ludmila Andrade, a sub secretária Jeisan Bernardes e a coordenadora de saúde mental Marise Agostinho. Após a palestra foi oferecido um café da tarde e atividade física com o educador Laucir José de Araújo.

“Depressão, transtornos mentais como por exemplo delírios, alucinações visuais ou auditivas, mudança de comportamento, isolamento social, uso abusivo de álcool ou outras drogas, são fatores de vulnerabilidade que podem levar a pessoa ao suicídio”, afirmou a coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Marise.

De acordo com a coordenação, familiares podem ajudar se notar palavras negativas, demonstrando desesperança ou se queixando que “o fardo está pesado demais”. A ajuda especializada multidisciplinar é essencial (médico, psicólogo, terapeuta diversos) assim que perceber mudança no comportamento.

No Brasil, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano.