Semana Municipal da Juventude de Paraíba do Sul reúne centenas de jovens e é sucesso total

A prefeitura de Paraíba do Sul, através da Superintendência Municipal de Juventude, está realizando a Iª Semana Municipal da Juventude. O evento está sendo um enorme sucesso e arrebanhando uma multidão de adolescentes e jovens.

Na segunda-feira aconteceu a abertura dos Jogos Estudantis do Município (JEM), que conta com 13 escolas participantes e 800 jovens inscritos em diversas modalidades, como atletismo, futsal, futebol, vôlei, basquete e handball.

Na terça-feira, dia 13, aconteceu à abertura da Exposição de Desenho dos alunos da Oficina de Desenho da Superintendência de Juventude. Cerca de 90 desenhos produzidos pelos próprios alunos foi exposta a população, ficando no foyer do Teatro Municipal até domingo.

Na quarta-feira, o ápice da programação, mais de 350 jovens prestigiaram a “Iº Mostra Cultural Jovens com Talento”. 16 segmentos de representatividade estudantil levaram apresentações artísticas, como dança, canto e teatro. O Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, que foi representada por uma interpretação de dança de hip-hop, venceu a disputa da maior torcida e levou um Vale para 50 alunos passarem o dia no Sítio Anjo da Guarda, localizado na Estrada Palestina – bairro Limoeiro.

A quinta-feira também foi movimentada com o 2º Festival do Passinho promovido pelo setor de juventude. Fruto de uma parceria com a Batalha da Beira, o evento tem como objetivo levantar a bandeira do funk como bem imaterial do estado do Rio de Janeiro e um segmento que precisa ser respeitado. Vários dançarinos duelaram e levaram premiações em dinheiro.

A programação da Semana Municipal da Juventude se encerra na próxima sexta-feira, dia 16, com uma Audiência Pública na Câmara Municipal para iniciar a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas para Juventude e, às 16h, com o Ensaio Poético, um grande evento que reúne várias manifestações artísticas.

“A juventude provou que tem talento, capacidade e mobilização. Isso é algo que irá transcender gerações e iremos zelar por uma agenda de políticas públicas para juventude que perpetue.” – disse André Salgueiro, Superintendente Municipal de Juventude.

Já o prefeito Doutor Alessandro salientou a importância de assegurar na gestão municipal projetos que beneficiem os jovens da cidade: “Criamos um setor de juventude justamente pra entender os anseios e necessidades do jovem de Paraíba do Sul e, através deste diagnóstico, identificar suas potencialidades e assegurar políticas públicas que atendam suas reivindicações.” – frisou.