Semana da Consciência Negra é comemorada pela Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul

No dia 20 de novembro, a Prefeitura de Paraíba do Sul através da Fundação Cultural organiza uma rica programação de conscientização na Semana da Consciência Negra. A data faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar a luta histórica do povo negro no Brasil, sendo uma homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte na luta em busca da liberdade para seu povo.

O evento reunirá temas de representatividade negra e a mulher na sociedade, a importância da militância dos terreiros e militância da capoeira. Haverá apresentações de maculelê, capoeira, jongo, carimbo, berimbalada e dança africana, uma riqueza em representatividade cultural.

O Theatro Municipal Mariano Aranha será sede dessa riquíssima programação cultural que também contará com a participação dos alunos do Coral Municipal e da Oficina de Teatro da Fundação Cultural. Um dos destaques será a Berimbalada que sairá às 8h da Igreja do Rosário, considerada como um dos pontos turísticos que contém um grande laço com a luta do movimento negro na época em Paraíba do Sul.

“A Fundação Cultural, junto ao segmento de Matriz Africana e as Secretarias Municipais de Educação e Assistência social, fica mais uma vez muito feliz de poder realizar esse trabalho, que vai além da comemoração do dia com a programação cultural, mas também busca estar discutindo temas que são de grande importância para o nosso crescimento social”, ressaltou o Presidente da Fundação Cultural, Laell Rocha.

Além da programação social, está sendo realizado nas escolas municipais palestras, rodas de capoeira e confecção da boneca abayomi.

Programação oficial da Semana da Consciência Negra:

20 de novembro, segunda-feira

08:00 às 09:00 - Berimbalada saindo da Igreja do Rosário
09:00 às 09:15 - Coral da Municipal de Paraíba do Sul
09:15 às 09:45 - Projeto Muxikongo – Carimbó / Projeto Negro Sim - Puxada de Rede Infantil
09:45 às 10:30 - Solenidade de abertura / Composição da mesa
10:30 às 11:30 - Rodão de Capoeira
11:30 às 12:30 - Projeto Muxikongo - Samba de Roda / Associação Moçambique Maculele
12:30 às 13:30 - Pausa para almoço
14:00 as 14:30 - Grupo da Oficina de Teatro da Fundação Cultural
14:30 às 17:00 - Roda de Conversa - Luta e a Resistência: A importância da militância dos terreiros e militância da capoeira
17:00 às 18:00 - Projeto Negro Sim -  Maculelê e capoeira / Grupo de capoeira Guerreiros Nagô - Jongo