Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário alerta sobre Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

Maio é o mês de vacinação contra a febre aftosa e os produtores rurais tem prazo até o dia 31 para imunizar os animais de qualquer idade de seus rebanhos bovinos e bubalinos.

Os proprietários devem comprar a vacina, vacinar os animais, apresentar a Declaração de Vacinação e a Nota Fiscal da compra da vacina no posto municipal do Núcleo de Defesa Agropecuária para o lançamento da vacinação no sistema. “Todos os técnicos da Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário estão à disposição para tirar dúvidas e fornecer informações aos produtores rurais”, ressaltou o secretário, Claudio Ribeiro.

A vacinação é obrigatória e o produtor que não aderir a campanha estará sujeito a penalidades previstas na lei, como multas e interdição da propriedade. A doença é altamente contagiosa e pode ser fatal em animais jovens e pode causar sérios prejuízos econômicos e sociais para regiões afetadas. Assim como a febre amarela, a febre aftosa é uma doença viral. A prevenção é o melhor remédio, contra o vírus não há tratamento. Para mais informações: 24 2263-8695.