Secretaria Municipal de Saúde se reúne com farmacêuticos da região Centro-Sul

A Assistência Farmacêutica através da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu com os farmacêuticos da região Centro-Sul na última terça-feira, dia 08, no Cinema Popular Nívea Stelmann em comemoração ao dia 05 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento.

Os farmacêuticos se reuniram com o Grupo Técnico de Assistência Farmacêutica, a fim de traçarem estratégias para próximas ações da Assistência Farmacêutica da região, com objetivo de levar um melhor serviço para população e promoção do Uso Racional de Medicamentos.

No período da tarde na reunião da Atenção Básica o farmacêutico Dr° Evandro de Abreu falou com os enfermeiros sobre o uso correto dos Testes Rápidos e medicamentos do Programa do Tabagismo.

“A Assistência Farmacêutica juntamente com a Atenção Básica vem realizando treinamentos com as equipes de saúde da família, ressaltando com toda equipe a importância na organização das ações de saúde, na promoção do cuidado, na conscientização da população para o autocuidado e na defesa da vida. Esse é o elemento fundamental na gestão de informações seguras sobre o uso correto e racional de medicamentos para manter a qualidade de vida das pessoas atendidas em nosso município. O trabalho de toda equipe é fundamental para a promoção do uso correto. Palestras nas escolas juntamente com equipe do NASF, vem sendo umas das estratégias traçadas pela equipe levando a orientação sobre utilização racional de medicamentos desde a infância”, ressalta a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Lilian Zollikofer.

O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento.  A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação.  O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Dados da Organização Mundial de Saúde evidenciam que mais de 50% da população utiliza de maneira incorreta o seu medicamento. Eles são a principal causa, por exemplo, de intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando, desde 1994, o primeiro lugar nas estatísticas do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas – Sinitox.

É importante destacar que não é somente a automedicação que pode trazer problemas aos usuários de medicamentos: caso não seja utilizado corretamente, mesmo que tenha sido prescrito, o mesmo pode causar danos.

Atenção:

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. A Coordenação de Assistência Farmacêutica coloca toda equipe de farmacêuticos do município à disposição para qualquer esclarecimento sobre o Uso Correto de Medicamentos.