Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti

O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika tem se adaptado e aperfeiçoado suas formas de reprodução. A tarefa de combatê-lo é de todos nós e a Secretaria Municipal de Saúde de Paraíba do Sul está intensificando as ações.

Em reunião com a equipe de saúde, a secretária da pasta, Izabel Mendonça ressaltou que as ações são preventivas. “Temos que trabalhar com a prevenção. Estamos capacitando a Atenção Básica e a Vigilância Ambiental para intensificar as visitas domiciliares, pois a população com a informação correta consegue combater o mosquito. Vassouras já tem caso de dengue tipo 2 e nós não queremos que isso aconteça aqui em Paraíba do Sul”.

Segundo a coordenação da Vigilância Ambiental, além das capacitações, uma agenda está sendo montada para que as equipes da Atenção Básica e da Vigilância Ambiental promovam mutirões nos bairros. Na primeira etapa os bairros que receberão as equipes em breve são: Barão de Angra, Bela Vista, Cavarú e Werneck.

Veja algumas dicas de combate ao mosquito em sua casa:

• Elimine todos os focos de água parada
  • Use repelente
  • Use camisa de manga comprida e calças, de cores claras, especialmente na hora do crepúsculo
  • Use mosquiteiro, proteja suas janelas e portas com telas
  • Não deixe lixo acumulado - o mosquito adora colocar ovos em locais úmidos
  • Tenha em casa ou no jardim plantas repelentes de mosquito