Secretaria de Saúde realiza Movimento da Luta Antimanicomial no Cinema e no Theatro Municipal

O Movimento da Luta Antimanicomial será comemorado em Paraíba do Sul nos dias 17 e 18 de maio com apresentações de peça teatral e coral com os pacientes do Caps I e AD no Theatro Municipal Mariano Aranha e discussões sobre o filme “O Solista” no Cinema Popular Nívea Stelmann, com a psicóloga do Caps AD, Ludmila Andrade.

Segundo a enfermeira Maria Fernanda Barros, o Movimento caracteriza-se pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, abordando o combate à ideia de que se deve isolar estes indivíduos em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

“A Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, afirmou Maria Fernanda.

Vale destacar que é importante a comemoração desta data de 18 de maio, a fim de reforçar o exercício de cidadania dos usuários da saúde mental, bem como fortalecer seus vínculos familiares e sociais. Os eventos são abertos ao público.