Notícias

Saúde 11/08/2020

Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul intensifica ações de combate à dengue

Nos últimos meses a pandemia do novo Coronavírus passou a dominar os noticiários mundo à fora. Em Paraíba do Sul diversas ações de enfrentamento à doença foram desenvolvidas, concomitantemente a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para que outras doenças já conhecidas, como a Dengue, Zika e Chikungunya não venham a afetar a população.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a contratação de mais 15 agentes de endemias pelo último concurso público e passou de 18 agentes para 33 atuando no combate à dengue e outras arboviroses.  Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Marcos Mathias esta medida possibilita maior cobertura de atendimentos no Munícipio além de identificar mais rapidamente os focos de dengue nos domicílios.  

Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde indicam que o Brasil possui mais de 778 mil casos prováveis de dengue (com taxa de incidência de 370,4 casos a cada 100 mil habitantes) registrados de dezembro de 2019 a maio de 2020).

Em Paraíba do Sul o número de registros é bem reduzido se comparado ao restante do País. O último boletim epidemiológico do Município registrou 2 casos de Dengue,  13 casos de Chikungunya e nenhum caso de Zika. Esses números só estão controlados graças ao bom trabalho que vem sendo realizado pela equipe da zoonoses do Município e a conscientização da população que vem contribuindo no combate aos focos do mosquito.