Secretaria de Educação entrega certificados aos alunos do Curso de Libras

A Secretaria Municipal de Educação entregou os certificados de conclusão do Curso de Libras aos alunos que participaram dos módulos 1, 2 e 3 das turmas de 2017 e 2108. A entrega dos certificados ocorreu na última segunda-feira, dia 25, e contou com a presença do prefeito, Doutor Alessandro, e da secretaria de educação, Neila Bouzada.

O objetivo do curso é que todos os participantes conheçam a Linguagem Brasileira de Sinais a partir da vivência prática e do vocabulário básico para comunicação com os surdos, principalmente os profissionais da educação, as famílias dos alunos surdos e as próprias crianças.

Uma das alunas que completou o terceiro módulo do Curso de Libras foi a técnica de enfermagem do Samu, Michele Cabral, que resolveu fazer as aulas como forma de complementar o atendimento de urgência que realiza.

“No Samu também é importante que pelo menos um dos socorristas tenha um conhecimento básico de Libras, para prestar um atendimento mais adequado e seguro aos pacientes surdos. Gostei muito do curso e já comecei uma nova etapa com o Curso de Intérprete em Libras” – disse Michele.

O Curso de Intérprete em Libras também é oferecido pela Secretaria de Educação e capacita o aluno para traduzir a linguagem de sinais. Esta é a primeira vez que o curso é oferecido no município, e devido a grande procura foi necessário a abertura de uma turma extra.

Todas as aulas do Curso de Libras nos módulos 1, 2, 3 e intérprete são realizadas pela professora Ana Kátia Tomaz que trabalha como mediadora de alunos surdos na Rede Municipal de Ensino.

O Curso de Libras é realizado nas dependências da Escola Municipal Andrade Figueira e as inscrições para os módulos acontecem no início de cada semestre.