Secretaria de Ambiente realiza ciclo de palestras para alunos da rede municipal com o tema “Cuidando das Águas”

Na data em que se comemorou o Dia Mundial da Água, dia 22 de março, a equipe da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário apresentou palestra sobre a preservação da água para os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho, em Sebollas, Distrito de Inconfidência.

A ação faz parte do ciclo de palestras com o tema da água que está sendo realizado pela Secretaria de Ambiente na Rede Municipal de Ensino, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Três unidades escolares municipais já foram contempladas e outras mais deverão receber as palestras até o final do mês de abril.

As palestras fazem parte do projeto de debate proposto às escolas municipais pelo Ministério da Educação (MEC) através da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil: cuidando das águas”. O objetivo é que as escolas municipais discutam o tema da água, assim como os municípios, os estados e por fim um debate nacional na Conferência que será realizada em Brasília, ainda com data a ser definida pelo MEC.

Além do debate que será realizado na Conferência Nacional, o tema da água ganhou ainda mais importância no país este ano devido à realização do VIII Fórum Mundial da Água que acontece no Brasil em 2018.

De acordo com o Subsecretário de Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Fabio Migliari, durante as palestras nas escolas estão sendo abordadas com os alunos questões referentes às bacias hidrográficas de Paraíba do Sul; o valor econômico da água; o custo para a população; as formas de captação da água; o que são as fossas sépticas; a importância da preservação da mata ciliar; a proteção das nascentes e informações sobre os córregos mais próximos das comunidades.

“Fomos convidados pelas escolas e pela Secretaria de Educação para realizar estas palestras e tem sido algo muito proveitoso para os alunos. É fundamental o trabalho de incentivo à preservação da água nos jovens, porque a água é o bem mais valioso que temos na natureza e nada mais oportuno do que realizar esta conscientização no Dia Mundial da Água” – afirmou Fábio.