Secretaria de Ambiente inicia descarte sustentável de itens arrecadados na 1ª Gincana Ecológica de Paraíba do Sul

A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento deu início esta semana ao descarte sustentável dos itens que foram arrecadados por alunos de oito escolas da rede municipal de ensino na 1ª Ecogincana, realizada no dia 08 de junho em parceria com a Secretaria de Educação.

O biólogo e secretário, Cláudio Ribeiro, está coordenando a destinação correta de tudo que foi recolhido. “Uma das provas da nossa gincana ecológica foi à arrecadação de diversos itens que são prejudiciais ao meio-ambiente e as escolas se superaram. Agora cabe a nós fazermos a destinação correta e utilizarmos os recursos obtidos para recompensar os alunos e ajudar instituições de caridade.” – frisou.

Foram arrecadados 1.550 litros de óleo de soja, que foram trocados por desinfetante e cloro para serem doados ao Asilo Lar Vicentino e ao Instituto Imaculado Coração de Maria (Seminário). A troca foi realizada pela Cooperativa Rio Óleo, que converterá seu material em produtos de higiene, evitando assim seu descarte de modo irregular.

As 13.112 garrafas pets arrecadadas foram vendidas para a empresa E-Ambiental, localizada em Juiz de Fora, e a renda obtida irá custear a entrada de 270 alunos das três primeiras colocadas na gincana no Cine Show, em Três Rios, com direito a pipoca doada pela fábrica sul paraibana Ki Delícia.

Já os 136,9 Kg de pilhas e baterias e os 3.309 itens de lixo eletroeletrônico e eletrodoméstico sem uso serão trocados por computadores novos para serem doados a escolas da rede municipal que tenham necessidade. A gincana também colheu alimentos não perecíveis para entidades de caridade, conseguindo arrecadar 555 Kg.

O prefeito Doutor Alessandro falou sobre sua satisfação em poder participar do projeto: “É um projeto simples, sem muito custo e com um impacto maravilhoso. Além de estarmos conscientizando e mobilizando nossas crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente, estamos, de forma prática, retirando milhares de objetos que levariam anos para se desintegrar. Participei da gincana e fiquei extremamente empolgado em garantir que outras sejam realizadas, pois a educação ambiental é uma missão do planejamento pedagógico que nosso governo preparou para a rede municipal.” – frisou o prefeito.