Notícias

Saúde 13/05/2020

Saúde Mental de Paraíba do Sul oferece atendimento psicológico por telefone

Nesse momento de pandemia, a Saúde Mental de Paraíba do Sul criou um atendimento via telefone para atender tanto os profissionais que estão à frente no combate a Covid-19 quanto para a população em geral. 

Para evitar aglomerações, que ajuda a propagar o novo Coronavírus, os atendimentos ambulatoriais foram suspensos e as pessoas que necessitam de auxílio psicológico podem enviar uma mensagem através do Whatsapp (24) 98102-1092 solicitando o serviço. 

“Os profissionais estão expostos nesse momento, estressados e com medo de contrair o vírus vindo a contaminar algum familiar e a população também está assustada, muitos angustiados, depressivos e até mesmo sufocados com o fato da quarentena”, explicou a coordenadora da Saúde Mental, Jaqueline Barboza. 

Após o contato realizado via Whatsapp, a pessoa receberá um telefonema ou uma chamada de vídeo para a realização da consulta psicológica. Na conversa entre o profissional e o paciente serão definidos, de acordo com cada caso, o número de atendimentos necessários. 

“A importância do cuidado da saúde mental durante uma pandemia é fundamental, principalmente com as características da Covid-19, onde se faz necessário o isolamento social e o risco de contágio é muito alto”, ressaltou a coordenadora. 

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em que especialistas foram entrevistados, 89,2% deles disseram que verificaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia de covid-19.

CAPS
O CAPS l (Lava Pés), que atende pacientes com transtornos mentais mais graves, continua aberto das 13h ás 17h realizando o mesmo trabalho diário, assim com o CAPS AD (Inema), que atende os dependentes químicos também está funcionando no mesmo horário. Maiores informações pelos telefones: 2263-3711 (CAPS l) e 2263-1056 (CAPS AD).