Notícias

Saúde 18/06/2020

Projeto Cuidando de Quem Cuida retorna voltado ao enfrentamento do novo Coronavírus pelos Profissionais de Saúde de Paraíba do Sul

Na última quarta-feira, 17 de junho, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) retornou as atividades do Projeto “Cuidando de Quem Cuida”, dessa vez voltado a pauta do enfrentamento psicológico e social durante pandemia do novo Coronavírus.

A abordagem que tem como alvo profissionais de saúde, está percorrendo as UBSs onde, em uma roda de conversa, os profissionais têm a oportunidade de exporem seus medos e anseios diante deste tempo. 

A equipe do projeto é composta por psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Quando a equipe identifica indícios de situações psicológicas mais vulneráveis, estas são encaminhadas à rede de Saúde Mental que está realizando atendimento personalizado a distância, tanto para profissionais, como para população em geral. 

“Depois da atividade de roda de conversa, onde as equipes criam um espaço para discussão e bate papo, aplicamos atividades que proporcionem um momento de relaxamento e prazer a todos envolvidos. A proposta do Projeto do Cuidando de quem Cuida é justamente trabalhar nossos profissionais de saúde nesse momento tão delicado e estressante.” – completa a coordenadora do NASF, Lúcia Battitucci.

Todos os encontros estão seguindo as Regras de Ouro impostas pela Secretaria Municipal de Saúde que inclui o uso obrigatório de máscaras e distanciamento entre pessoas.