Projeto Ciências Sob Tendas leva conhecimento e interatividade para a Praça Garcia em Paraíba do Sul

No último dia 23 de outubro, durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a cidade de Paraíba do Sul recebeu pela primeira vez o Ciências Sob Tendas, um centro de ciências itinerante que pertence ao programa de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto foi montado na Praça Garcia, com visitação aberta ao público.

O Ciências Sob Tendas realiza a exposição de diversos trabalhos científicos nas áreas de Químicas, Física, Biologia, Arte e Inclusão, desenvolvidos por pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UFF e de outras universidades. O projeto também abriu espaço para a exposição de trabalhos científicos desenvolvidos por alunos da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul.

A vinda do Ciências Sob Tendas à Paraíba do Sul foi uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com a Universidade Federal Fluminense. Segundo estimativa de visitação feita pela equipe do projeto, entre 800 a 1000 pessoas passaram pelas tendas durante todo o dia.

De acordo com o coordenador de atividades do Ciências Sob Tendas, Profº Gustavo Alves, o programa visa contribuir para a alfabetização científica, principalmente dos jovens, e busca aumentar o interesse da população em geral pelo desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil, desmistificando o papel do pesquisador na produção de conhecimento através da divulgação científica.

A secretária municipal de educação, Neila Bouzada, elogiou o projeto desenvolvido pela equipe da UFF. “O Ciências Sob Tendas é inovador porque traz a universidade para locais públicos, dividindo as pesquisas científicas com a população. O projeto mostra aos nossos alunos as possibilidades de crescimento através do conhecimento, e que eles podem ingressar nesse mundo, fomentando o cientista que existe dentro de cada estudante” – disse Neila.