Saúde 13/01/2020

Programa Municipal de Saúde Mental promove desinstitucionalização de 16 pacientes

O processo de reforma psiquiátrica vem sendo construído no Brasil há vários anos e tem como um dos seus pilares principais a desinstitucionalização que consiste na reinserção de pacientes de longa permanência em clínicas psiquiátricas, de volta ao convívio social e familiar.

A Prefeitura de Paraíba do Sul tem a Saúde como prioridade, e isto tem sido reafirmado a cada dia através das muitas conquistas e avanços obtidos ao longo dos últimos 3 anos.

16 pacientes que antes eram atendidos na Clínica de Repouso de Três Rios (Boa União) foram reinseridos ao convívio social, por meio do Programa de Saúde Mental do município de Paraíba do Sul, que com esta conquista promove qualidade de vida a cada paciente, além de proporcionar uma nova rotina com novos hábitos e atividades que darão sequência aos cuidados de excelência que até aqui foram realizados.

Completando a grande conquista, já está em construção a Residência Terapêutica que funcionará no bairro Inema, dando continuidade ao serviço de desistitucionalização, por meio da proposta de um ambiente familiar e aconchegante que contará com a capacidade para 10 pacientes que tenham, porventura, perdido o contato com familiares ou possíveis responsáveis.