Profissionais do artesanato de Paraíba do Sul recebem Carteira Nacional do Artesão

Durante o Fórum Regional de Turismo realizado em Paraíba do Sul na última quarta-feira, dia 23 de maio, os profissionais do artesanato municipal receberam a Carteira Nacional do Artesão. O documento dará acesso a benefícios, como capacitação, divulgação, comercialização e férias em todo território nacional.

Esta conquista importante para os artesãos do município aconteceu graças ao apoio do prefeito Doutor Alessandro ao desenvolvimento destes profissionais e ao trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ).

A entrega das carteirinhas para todos os profissionais ocorre pouco mais de um mês após o cadastramento dos artesãos feito na Prefeitura Municipal em abril. O cadastro também serve de base para a inclusão dos profissionais no Sistema de Informações Cadastrais (SICAB) do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Estiveram presentes na entrega das carteirinhas a subsecretária adjunta da SETUR-RJ, Nea Mariozz, junto com a secretária municipal de planejamento e administração, Izabel Mendonça, do secretário municipal de turismo esporte e lazer, Marcelo Brum, a subsecretária Rita Gonçalves e vereadores municipais.

“Cada artesão possui um talento único, um dom verdadeiro, e este trabalho que é feito com amor e faz parte da nossa cultura, precisa ser valorizado cada vez mais e estar presente em todo o Estado do Rio de Janeiro” – disse Nea.