Professores participam de formação continuada do PNAIC

Um dos comprometimentos da prefeitura de Paraíba do Sul é garantir a formação continuada aos profissionais da educação. E para isso, dezenas de professores do pré-escolar e do ciclo de alfabetização da rede pública municipal participaram de um curso de formação continuada do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), um compromisso formal e solidário assumido pelos municípios desde 2012, para atender a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

A formação foi  acompanhada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encerramento das formações do primeiro semestre aconteceu nesta quarta-feira, dia 20 de Junho, e contou com a presença da secretária de educação, Neila Bouzada, que falou sobre a importância de assegurar a formação continuada aos funcionários: “Essa formação continuada é fundamental pra vida profissional dos professores, é certificada como curso de extensão pela UFRJ. Isso soma pro currículo, pra experiência em sala de aula e amplia os conceitos de educação. É um compromisso do governo municipal que está totalmente comprometido com a melhoria da alfabetização.” – frisou.