Prefeitura prepara nova sede para pacientes do CAPS I

Prefeito Doutor Alessandro inaugura nova sede na próxima quinta-feira, dia 07

A Prefeitura de Paraíba do Sul está preparando a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) para atender com mais qualidade e conforto aos usuários do serviço da saúde mental. Será inaugurado o novo local de atendimento na próxima quinta-feira, dia 07, às 9h no bairro Lava Pés.

Segundo a coordenação da saúde mental, Marise Agostinho, o objetivo é promover a saúde psicossocial em um espaço melhor adaptado, para que os pacientes desenvolvam as atividades com segurança e tranqüilidade. “Queremos estabelecer parceria com diversas instâncias, a intenção é integrar os pacientes na sociedade”.

O CAPS I é destinado a atender portadores de transtorno mental severo e persistente, segundo a lógica territorial, prioritariamente em parceria com as famílias dos usuários, bem como a rede de assistência, a fim de garantir o tratamento extra-hospitalar, ou seja, aquele no qual o indivíduo possa estar convivendo com sua família e em contato com os diversos segmentos da sociedade, evitando, ao máximo as internações psiquiátricas.

No local serão desenvolvidos serviços como: Atendimento individual (consultas médicas, psicoterapia, orientações do serviço social, dentre outros); Atendimentos em grupos (psicoterapia, reunião de familiares, dentre outros); Atendimento em oficinas terapêuticas; Visitas domiciliares; Atividades comunitárias com fins à integração dos usuários com seus familiares e comunidade (bingo, festas temáticas); Atenção e suporte à crise (no local em que o paciente estiver, inclusive fora do território de abrangência, caso seja munícipe de Paraíba do Sul); Ações de contratualidade (acompanhamento de usuários em atividades extra CAPS, em casos nos quais o suporte familiar é inexistente ou precário como consulta médica, exame, etc); Busca ativa (aos pacientes que não comparecem ao serviço conforme acordado no PTS).

COMO SER ATENDIDO NO CAPS I?

Para ser atendido no CAPS I pode-se procurar diretamente a unidade ou através de encaminhamento de outros serviços da rede de atenção à saúde. O acolhimento e entrevista inicial acontecem de segunda a sexta, das 9h às 16h.