Governo 11/12/2018

Prefeitura divulga resultado da isenção para o concurso público de Paraíba do Sul

Foi divulgado neste domingo, dia 9 de dezembro, a lista de deferimento dos aprovados no pedido de isenção da taxa de inscrição do concurso público de Paraíba do Sul, previsto para acontecer no dia 13 de Janeiro. A isenção ocorreu dentro dos parâmetros de pesquisa social e sem qualquer tipo de benefício político. Segundo a Comissão Fiscalizadora do Concurso, composta por funcionários efetivos, foram 808 isenções deferidas. O prazo para recurso daqueles que não conseguiram é até esta terça-feira, dia 11.

Tiveram direito todos os beneficiários dos programas sociais do governo federal, que constam no CadÚnico (Cadastro Único), ou seja, aqueles que realmente não possuem condições de pagar. Existiam duas maneiras de requerer a isenção. Para as pessoas que já tinham o Número de Identificação Social (NIS) era preciso apenas informar no ato da inscrição. Já aquelas pessoas que estão em vulnerabilidade social, porém não estão inscritas no CadÚnico, era necessário apresentar um atestado comprobatório da situação que justifica a concessão de isenção.

Com intuito de orientar e facilitar a conquista desse direito, a prefeitura criou na Biblioteca Municipal uma central de informação e apoio. Os documentos dos que não tinham CadÚnico também foram recolhidos no local ao invés de serem enviados pelo Correio, oferecendo facilidade as pessoas.

Doutor Alessandro explicou a importância de conceder a isenção apenas para quem possui renda baixa: “Antes quem não tinha carteira assinada ia lá, mostrava e estava isento. Com isso, tínhamos advogados, empresários e várias pessoas se inscrevendo de graça mesmo tendo condições de pagar. Isso é injusto, porque tira a lisura do processo e onera os cofres públicos. Desta vez estamos fazendo as coisas dentro da lei e beneficiando apenas aquelas pessoas que realmente não possuem condições de pagar a taxa de inscrição.” – disse o prefeito.

As inscrições continuam sendo realizadas exclusivamente via internet pelo site http://www.promunicipio.com, entre os dias dia 29 de novembro e 13 de dezembro de 2018, e a data final para o pagamento do boleto de inscrição é o dia 14 de dezembro, conforme especificado no edital. Quem não efetuar o pagamento até a data limite, não poderá realizar a prova.